O Natal é uma época repleta de significados

E cada pessoa atribui um valor único a essa data.

Para muitos, representa um momento religioso, enquanto para outros, é uma oportunidade de celebrar o encerramento do ano e fortalecer laços afetivos. No entanto, nem sempre é uma ocasião alegre para todos. Por exemplo:

  • Perda de entes queridos em datas comemorativas: a lembrança de alguém querido que já se foi pode trazer uma sensação de vazio e falta de motivos para celebrar. É uma experiência complexa, envolvendo, entre outras coisas, culpa por seguir em frente e buscar novas memórias.

  • Solidão após novas escolhas: aqueles que estão distantes fisicamente podem enfrentar a solidão ao passar o Natal sozinhos em um ambiente novo, levantando questionamentos sobre suas escolhas recentes. Será que tomei a decisão certa ao me mudar? Foi um erro decidir passar o Natal com meus amigos e não com a família?

  • Conflitos entre laços sociais: não é apenas a ausência que causa sofrimento. A presença de pessoas com as quais não convivemos bem pode gerar angústia e a vontade de evitar as celebrações com o grupo ao qual pertencemos.

  • Sensação de fracasso: o fim do ano traz consigo um momento de reflexão sobre o que se passou, podendo confirmar objetivos não alcançados e levando a pensamentos de incapacidade ou insuficiência.

Independentemente da razão, é importante entender que é natural sentir emoções contraditórias sobre a situação. E até mesmo se sentir deslocado. Não é fácil observar todos ao seu redor compartilhando um sentimento que não é o que você está sentindo no momento.

Mas, apesar de desafiador, lidar com isso não é uma tarefa impossível. Nesse processo, você pode construir novas memórias, novos laços e tradições que tenham mais significado em sua vida.

Não tente lutar contra o que você está sentindo

Tentar reprimir os sentimentos para que você não os sinta só os torna mais intensos. Não é bom se sentir triste, ansioso ou com raiva, mas lidar com as emoções é aceitar que elas estão presentes. Como você se sente em relação ao Natal?

Entenda o que está sendo dito para você

Cada emoção tem um significado, e ela se comunica com você através daquilo que você pensa. Se você se atentar ao que tem passado pela sua mente, vai descobrir como tem interpretado esses sinais e a situação. Por que eu me sinto assim?

E o que fazer?

Agora que você sabe o que está sentindo e por quê, você pode escolher o que fazer. O que é preciso ser feito para passar essa data de uma forma que seja boa para você? Pode ser se afastar ou impor limites em pessoas que te fazem mal. Às vezes é se permitir experimentar novas tradições ou buscar ser uma pessoa mais comprometida com os próprios objetivos.

Fazer o que é necessário para o seu bem-estar implica em tomar decisões conscientes e alinhadas com suas verdadeiras necessidades. Isso muitas vezes requer coragem para se afastar ou de não as seguir as expectativas sociais. Em vez disso, é buscar aquilo que verdadeiramente conversa com quem você é e com o que é significativo para você.

Lembre-se de que cada pessoa é única, com experiências, desafios e alegrias distintas. Assim, não há uma abordagem única ou padrão para vivenciar o Natal. Você tem a capacidade de criar um novo significado para o Natal, moldando a celebração de acordo com o que realmente faz sentido para você.


© 2023. Todos os direitos reservados.

Powered by Hydejack v9.1.6